Projetos




E-PROINFO / MEC – NIED
CURSO: TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO - TIC’S
PROFESSOR: JORGE ANDRADE
ALUNA: EUZIRENE PRADO LEÃO
euzireneleao@gmail.com
TURNO: NOITE/100HS


                     Projeto Integrado de Aprendizagem - As Frutas Regionais do Pará - Saúde e Beleza


TÍTULO: As Frutas Regionais do Pará – Saúde e Beleza.


SITUAÇÃO PROBLEMA
           
Qual a importância da ingestão de frutas na alimentação e como despertar as crianças para a inclusão das mesmas no cardápio alimentar? O estudo deve  despertar o conhecimento dos alunos, para as diferentes espécies de frutas regionais, além de enfatizar a valoração nutricional, o manuseio e comercialização em período de safra e intersafra. Pois, conhecendo a época de escassez e fartura permite o individuo fazer as substituições adequadas para as ingestões das mesmas. Além da conscientização das mudanças de hábitos alimentar por meios de frutas, ampliando assim a qualidade de vida,  diminuindo os riscos de vida, além de melhorar os aspectos de  saúde física, mental e social e de embelezamento das pessoas.



QUESTÕES PARA INVESTIGAÇÃO:

Estimular a curiosidade dos alunos para o conhecimento dos diferentes tipos de frutas regionais, a sua importância nutricional, o seu manuseio, o seu período de safra e entersafra e comercialização, bem como a sua importância  na qualidade de vida das pessoas, e sua influencia nos  aspectos físico, mental, social ou de embelezamento.

JUSTIFICATIVA:
Nesse projeto os alunos da Escola Silvio Nascimento, do Ciclo I 3 ano terão a oportunidade de conhecer as frutas/regionais do Estado do Pará seus sabores, cores e sensações ao degustar a variedade de frutas que a região possui.
Durante o projeto elegemos 9 espécies de frutas para um estudo parcial (Açaí,   Castanha Pará – (do Brasil),  Cupuaçu, Jambo,  Manga,Pupunha, Taperebá, Uxi e  Buriti)  e em seguida escolhemos em votação as 3 espécies para um estudo mais aprofundado (Açaí, Cupuaçu e a Manga). Após a seleção, pesquisamos a origem do nome cientifico/regional, a importância nutricional, o manuseio, seu período de safra e entersafra, sua comercialização, seu papel na qualidade de vida/saúde ( físico, mental, social ou de embelezamento).
Com isso a problemática do trabalho tem a intenção de despertar o conhecimento dos alunos, para as diferentes espécies de frutas regionais. Assim como, a importância das mudanças de hábitos e o consumo de uma alimentação saudável por meios de frutas e seu papel na qualidade de vida que diminuíram assim os riscos de vida, melhorando a saúde física, mental, social e seus aspectos de embelezamento.

1 OBJETIVOS DO PROJETO

            Despertar os alunos ao consumo de frutas regionais na alimentação diária e a importâncias de hábitos alimentares saudáveis, e essas práticas são conjuntos de  benefícios presentes e futuros;

         Conhecer a origem do nome científico das frutas regionais, suas cores e sabores, a sua valoração nutricional, importância para a saúde e preservação de doenças e influencia na qualidade de vida das pessoas;
          Conhecer os períodos de safra e intersafras, manuseio e comercialização das frutas regionais por meio de pesquisa bibliografia na internet;
          Despertar a curiosidade dos alunos quanto o conhecimento da indústria pioneira na utilização das frutas regionais, nos produtos de cosméticos e embelezamentos;
          Estimular os alunos a leitura coletiva e individual sobre  a lenda do açaí,  além de possibilitar a interpretação e  recontagem através de  sua criatividade e entendimento do tema.


2 PARCERIAS

Marcelle Eluana do Prado Leão. Formação- Bacherelado em Publicidade e Propaganda. FACULDADE FAP-ESTÁCIO.  Parceria externa. 


3 LOCAL -TURMA


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PROFESSOR SILVIO NASCIMENTO. Turma- A Ciclo – I 3 Ano,  com 21 alunos.
Os conteúdos e pesquisa foram desenvolvidos em sala de aula e Laboratório de  Informática na referida escola.



4 METODOLOGIA

O projeto tem o objetivo de despertar nos alunos, o conhecimento sobre as frutas regionais e a construção de habilidades para materializar o estudo, seja através de pesquisas na internet, leitura de poemas, músicas, interpretação de textos, captação de imagem na internet/ou fotografia e armazenamentos de dados sobre as frutas regionais.
O local da pesquisa acontece em um dos bairros mais antigos da região metropolitana de Belém, o bairro da Condor, próximo ao centro da cidade, sendo de fácil acessibilidade, nas margens lendárias do Rio Guamá. Este bairro é considerado tradicional, por ser carregado de memórias culturais dentre elas o carnaval e seus festejos religiosos, que foram sendo guardado na consciência de seu povo com a alegria e devoção. O projeto de pesquisa se destina a Rua dos Apinagés no bairro da Condor, sendo o público alvo os alunos da Escola Silvio Nascimento, C I 3º ano.
A coleta de dados aconteceu durante as aulas de aprofundamento do tema, já que a sala estava com um número elevado de alunos o que possibilitou a coletagem. Primeiramente foi apresentada uma lista prévia com o nome das frutas regionais e de maior valor nutricional, além de uma abordagem verbal sobre a importância do consumo de frutas regionais na alimentação. Em seguida os alunos marcaram as frutas de sua preferência, as que mais consomem e as que desconhecem.


Os alunos devem fazer uma lista das frutas regionais, pesquisando na internet a origem do nome, os benefícios para saúde (valor nutricional, manuseio/higiene) safra/ intersafra, comercialização, seu papel na qualidade de vida (física, mental, social ou de embelezamento). Além de conscientizar os alunos quanto à valorização da ingestão das frutas regionais em seu dia a dia.
Pesquisar imagens das frutas regionais na internet ou fotografar as frutas em ambientes comerciais e ou no ambiente escolar, para conhecer suas características físicas (cor, tamanho, sabor etc.) em seguida armazenar essas imagens em um banco de dados no computador.
Após essa atividade os alunos serão dispostos em 4 equipes com 6 seis componentes,que terão que missão de pesquisarem no laboratório de informática, sobre o tema em estudo, buscando uma aprendizagem mais significativa.

5 RECURSOS DIDÁTICOS

            Computadores,  Data Show, Impressora, Quadro Magnético, Pincel Atônico, Textos, Hipertextos, Cartazes, Papel  A4, Recursos Áudio Visuais, Celulares, Máquina Digital, Livros, Colo Paint, Tux Panit, Vídeos,  Slids, G. Compris, HQ e etc.



a) SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS

Atividade
-Leitura individual e coletiva.
 Interpretação de  texto poemas ou musicas, glossário, divisão silábica.
-Pesquisa de preços;
-Exposição da feirinha na escola.
Confecção de receita pelos alunos;
Capturação de imagens.


O que o aluno fará na atividade?
 Leitura de texto, leitura de imagens, fazer glossário de textos, estudo dos fonemas e divisão silábica, organização da feirinha com ajuda da professora, confecção de receita na copa com ajuda da merendeira.
Pesquisa de preços;
Capturar imagens


Conteúdos curriculares
-Interpretação de texto
Pesquisa de preços: em UND, KG, LT, DZ e CACHOS. Recursos computacionais e não computacionais
Aula em slides; Pesquisa na internet sobre o tema, imagens e armazenamentos dos dados e construção de vídeo.


Local e Coordenação da ação
Escola Silvio Nascimento
Prof.ª: Euzirene Leão


b)APROFUNDAMENTO DO ESTUDO
Atividades: O que o aluno fará nas atividades?
Conteúdos curriculares
Recursos computacionais e não computacionais
Local e  Coordenação da ação

- Conhecer o livro sobre a origem das frutas e suas vitaminas.

- Assistir vídeos sobre as frutas e sua importância para a saúde.

- Leitura interpretativa do tema e produção escrita.

Detalhar através de ilustrações as frutas regionais e produzir um mural na sala de aula.Construção de textos/ditados/frases e glossário.

Apresentação de imagens captadas da internet detalhando forma, cor e conteúdo.Pesquisa na Web, em livros e revistas.

Imagens da Web, além de vídeos sobre o assunto. Escola Silvio Nascimento/Sala de Aula
Profa. regente Euzirene Leão.


b) APROFUNDAMENTO DO ESTUDO (atividades que permitam ampliar o conhecimento do aluno em relação ao tema em estudo)
Atividades
O que o aluno fará nas atividades?
Conteúdos curriculares
Recursos computacionais e não computacionais
Local e  Coordenação da ação

- Criar uma cartilha sobre a importância da ingestão de frutas regionais na alimentação, além de enfatizar os benefícios da mesma para saúde/beleza.

- Criar uma cartilha com no mínimo quatro pagina mostrando, as frutas e as suas propriedades para saúde (nome, nutrição, benefícios para a saúde do corpo e beleza).
Atividade em grupo com 6 alunos.

- Estudo para confecção de uma cartilha (títulos, texto informativo, padrão de tipografia e imagem) Sugestão ilustração ou imagem da internet.

- Apresentação em slide com o conteúdo para produzir a cartilha.

Escola Silvio Nascimento/Sala de Aula e Laboratório de Informática.
Profa. Euzirene Leão.


c) PRODUÇÃO DOS ALUNOS (Atividades que desafiem o aluno a construir algo, possibilitando sistematizar o que já aprendeu e ampliar ainda mais o seu conhecimento em relação ao tema).

Atividades
O que o aluno fará na atividade?
Conteúdos curriculares
Recursos computacionais e não computacionais
Local e coordenação da ação

- Exposição da Cartilha. 
- Cada equipe apresenta a cartilha produzida, explicando todas as frutas pesquisadas e seus benefícios.
- Como apresentar a cartilha em público, enfatizando sempre que a concepção e produção e dos alunos.
- Textos, slide com o conteúdo e abordagem verbal com treinamento na sala de aula.

Escola Silvio Nascimento/Sala de Aula e Laboratório de Informática.
Profa. Regente  Euzirene Leão.


d) SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS

5 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
Avaliação continua participativa e acumulativa mediante produção escrita de texto, e atividades realizadas em sala de aula durante processo de ensino.
A avaliação do trabalho dos alunos voltados a sala de informática utilizei  o método da observação, baseado no interesse dos alunos, interação nas atividades e participação durante todo o processo, pois pude observar que os alunos, tiveram um ótimo desempenho, apesar de uma grande parcela  terem apenas  iniciação computacional  ambos estavam predispostos a conhecimento e efetivarem a aprendizagem.


6 AVALIAÇÃO DO PROJETO
Considero avaliação do projeto como positiva desde a sua idealização até a sua efetivação, pois o mesmo foi capaz de despertar os alunos para a obtenção de conhecimentos, no ambiente escolar ao utilizarem o laboratório de informática, com elemento de aprendizagem e potencialização de saberes.
Pois pude observar que o convívio durante estas semanas foi capaz de eleger o fortalecimento das relações interpessoais, além de despertar para as ações cooperativas dos alunos entre si.  A professora ao aguçar a curiosidade e motivação dos alunos para as ações do projeto passou-se a garantir melhorias no momento das aulas, visto que os alunos interagiram mais em busca de conhecer e com isso a aprendizagem foi sendo gradativamente construída.
O instrumento avaliativo potencializado para a obtenção de resultados, fora a participação da professora e parceria externa, o interesse dos alunos para que esse tipo de processo de aprendizagem fosse mais eleito, além da flexibilidade da direção, coordenação e área meio da escola.



BIBLIOGRAFIA

TEIXEIRA, Gervásio Priscila. UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria do Ministério da  Saúde. Coodeneção Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição. Alimentos Regionais Brasileiros. Ministério da Saúde. Secretaria do Ministério da  Saúde. Coodeneção Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição. – 1 ed. Brasilia. Ministério da Saúde, 2002.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA  E COMÉRCIO EXTERIOR SUPERINTENDÊNCIA  DA  ZONA FRANCA DE MAMAUS - SUFRAMA.  Superintendência Adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Regional Coordenação de Identificação de Oportunidades de Investimentos
Coordenação Geral de Comunicação Social. FGV- ISAE- Instituto Superior  de  Administração e Economia. Projeto Potencialidades Regionais Estudo de Viabilidade Econômica. CUPUAÇU. 4 VOL. 2003.


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